Reconhecer a angústia é imprescindível para a realização de qualquer sonho

Em algum lugar da nossa história, todos ouvimos que nascemos para ser algo. Um algo que soa vago e misterioso a princípio, mas que é bem específico; ser astronauta, engenheiro ou professor, por exemplo. É algo que parece estar registrado em algum lugar dentro de nós e que precisa ser revelado. Perguntamos o que ele é desde que nascemos. Quando nos tornamos adolescentes, revelá-lo se torna uma das principais tarefas, mas muitos seguem a vida adulta sem conseguir nomeá-lo.

Existe, no imaginário popular, a crença de que há a profissão correta para cada um; um caminho já existente, mas oculto, que leva à vida plenamente feliz. Em busca de desvelar esse lugar, costuma-se dispender uma enorme energia e aqueles que não o fazem sozinhos recorrem a uma infinidade de recursos que o mercado oferece com tal intento: orientação profissional ou de carreira, testes vocacionais, coaching, mapa astral, cartomante e mais uma lista de serviços que se desenrola a perder de vista.

Observamos este anseio em muitos que chegam à TRID: adolescentes, universitários e adultos. A crença e a busca pelo plenamente feliz não faz distinção de idade. Até mesmo adultos, com anos de vida e experiência profissional, nos procuram com a expectativa de uma nova escolha que os leve ao lugar ideal, livre de angústia, assim como os mais jovens.

Porém, como já disse em uma de nossas publicações anteriores: “não há a ausência absoluta da angústia: a crise e a angústia são inerentes ao humano”. No mundo real há leis, limites, impossibilidades, conflitos e, por tudo isso, angústia. Isso é fato e não pode ser mudado. A tão desejada garantia do pleno, do sem falta, do sem falha, não existe.

Você, talvez, vá me dizer que já sabe disso, mas é curioso que muitos outros também dizem, porém, insistem na busca e compram ofertas milagrosas — “encontre seu caminho”, “faça o que ama”, “descubra sua vocação”, “utilize todo o seu potencial”, “foque nos seus talentos”- serviços que prometem resultados instantâneos e uma porção de soluções mágicas. Muitos deles contribuem, de fato, com o processo de autoconhecimento e de reconhecimento dos desejos pessoais, mas falham ao ignorar uma parte imprescindível para a realização de qualquer sonho: a necessidade de reconhecer a angústia.

Se a angústia, as impossibilidades e os limites não forem enfrentados, não há caminho que realize o seu desejo. Por mais que uma pessoa saiba, claramente, que deseja abrir o próprio negócio, ter uma casa na praia e viajar para o exterior duas vezes ao ano, se não se dispor a negociar com os limites do mundo real, seu projeto será, apenas, uma estratégia alienante.

Esse é o motivo que nos leva a ir na contramão de grande parte do mercado. Na TRID, valorizamos o seu desejo tanto quanto valorizamos a sua angústia. Acreditamos que mais importante do que prometer a felicidade é oferecer um espaço de acolhimento das impossibilidades. Ao invés de descartar a sua angústia (já que isso não é possível) e te dizer: “que bobagem, pense positivo e tudo dará certo”, convidamos você a enfrentá-la e a construir um projeto profissional, que integre, ao mesmo tempo, seu desejo e os limites que o mundo real impõe.

Já que a angústia estará sempre aqui, o que você consegue construir a partir dela? Como vai ser feliz com a própria angústia? Somente ao reconhecê-la e ao dar uma nova saída para ela é que poderá encontrar formas para transpor os obstáculos, fazer os sacrifícios necessários e realizar a sua identidade.

Camila M Fabre é psicóloga formada pela UNESP, com Aperfeiçoamento em Orientação Profissional e de Carreira pela USP e especialização em Psicologia Transpessoal pela ALUBRAT. Iniciou sua carreira na área de Recursos Humanos. Hoje atua como psicoterapeuta e orientadora profissional e de carreira sendo também sócia-fundadora da TRID — Trabalho e Identidade. Desenvolve um trabalho sensível, aliando técnicas corporais, artísticas e lúdicas, sempre considerando o desenvolvimento integral do ser humano.

Write a comment

Comments: 0

Receba conteúdo exclusivo

 

(11) 9 5057-9410

 

Alphaville | Berrini | Granja Viana

Higienópolis | Pinheiros | Vila Madalena

São Paulo - SP

 

Empresa registrada no CRP/SP: 06/5671/J