Mudar de carreira é possível?

Quantas vezes ao falar com amigos, colegas de trabalho e conhecidos é perceptível que, apesar de terem uma determinada profissão, também fazem atividades muito diferentes do trabalho diário e remunerado, e, às vezes, gostariam até de ganhar dinheiro com aquilo que chamam de “hobby”, “passatempo” ou “diversão”? São muitos os nomes, mas o que importa é que cada ser humano costuma guardar dentro de si um sonho ou o desejo de fazer algo diferente do que está acostumado. Dentro desse campo, é normal que as pessoas se identifiquem com diversas áreas e afazeres. Muitas vezes, no entanto, percebem que aquele “hobby” é o que realmente querem para o futuro profissional.

Por isso, muitos trabalhadores sonham com a mudança de carreira. O problema é que os caminhos para isso nem sempre são fáceis, baratos ou rápidos. Esforço e vontade  são também necessários. Porém, se engana quem pensa que a mudança significa largar a profissão anterior. Muito pelo contrário, geralmente o recomendável é que as pessoas façam as mudanças aos poucos, justamente para poderem se reestruturar financeira e emocionalmente.

Ou seja, uma saída possível é seguir os sonhos sem deixar de lado o trabalho atual e achar um equilíbrio entre os dois, até que possa seguir apenas com o sonho e ele se transforme em realidade. Vale lembrar que às vezes o sonho é bem diferente da realidade e é comum que as pessoas sintam falta, na transição, de ter um sonho - já que aquele que tinham virou realidade. Sonhadores que somos, logo vem outro sonho... Além do mais, é sempre importante lembrar: duas carreiras podem significar mais campos de atuação. É aquele velho ditado de não colocar todos os ovos em uma cesta só, pois pode ser que ela escorregue e tudo se perca. Porém, muitas pessoas se questionam: “se eu não acho sequer tempo para uma profissão, imagine para duas?”. Por isso, para a mudança profissional, é necessário organização e, principalmente, saber para onde se quer ir.

Isso quer dizer que não adianta falar em seguir sonhos se nada é feito e não se sabe qual caminho está sendo percorrido, muito menos onde ele vai dar. Reclamar também nunca vai ser o melhor remédio se for no sentido de apenas reforçar sua insatisfação repetidamente, gerando um círculo vicioso que paralisa e deprime em vez de proporcionar movimento e busca de alternativas para se conseguir mudar de vida. Nessas horas, agir é necessário. Nem que seja agir buscando auxílio para definir como você pode agir! Uma boa solução para entender o que está acontecendo e criar coragem para realizar a mudança que deseja pode estar na Orientação ou Aconselhamento de Carreira. Nessa orientação, a TRID cria com o cliente um projeto que integra questões de autorreferência e identidade com possibilidades de aplicação no trabalho.

Porém, há ainda aquelas pessoas que não querem a mudança total, uma transição de carreira propriamente dita. Elas apenas não estão felizes com o lugar que ocupam, ou seja, almejam uma promoção e a mudança de cargo na empresa. Outra possibilidade para quem trabalha em uma empresa grande é, aos poucos, ir se identificando com outras áreas e buscando pequenas transições. Isso é bastante comum. São os casos das pessoas que podem estar almejando uma mudança de setor na empresa.

Para essas pessoas o agir necessário pode ser reconhecer e dizer o que desejam. Muitas vezes os líderes e demais responsáveis por ajudar a viabilizar estas mudanças estão tão centrados em um único universo de trabalho que podem achar que os funcionários estão completamente satisfeitos quando, na verdade, o que almejam é uma mudança de setor dentro da empresa. Nesse caso, é importante que saibam que o funcionário tem esse desejo em mente e que ficaria muito mais feliz nesse outro cargo. Mas isso precisa ser dito pelo funcionário. Pode ser delicado abordar esse tema em algumas situações, mas um planejamento de carreira cuidadoso e autêntico lhe auxilia a encontrar ferramentas para minimizar os riscos e adaptar as soluções possíveis ao seu próprio jeito de resolver problemas. E lembre-se, é importante saber também que o sonhado cargo e o crescimento profissional trazem novos desafios e responsabilidades. É mesmo essa a mudança desejada? ;)

Receba conteúdo exclusivo

 

(11) 9 5057-9410

 

Alphaville | Berrini | Granja Viana

Higienópolis | Pinheiros | Vila Madalena

São Paulo - SP

 

Empresa registrada no CRP/SP: 06/5671/J