Procurando Orientação de Carreira?

Quantas vezes na vida as pessoas escutam conselhos de amigos, familiares ou qualquer pessoa próxima que queria ajudar mas acaba as deixando mais confusas ainda? Pode ser desde um simples palpite até uma recomendação, aparentemente, cheia de segurança: “porque você não escolhe essa profissão?” ou “porque não tenta aquela área de trabalho na qual se sai bem?”. O maior problema desses conselhos é que, muitas vezes, a pessoa que os pede sequer sabe o que está buscando e pode cair no risco de tomar decisões levando a sério a primeira opinião que escuta, sem refletir muito sobre as diversas questões envolvidas no planejamento de carreira.

Talvez isso resulte em arrependimento futuro, como não se identificar com o que escolheu e se frustrar com o trabalho. Outro caso comum é quando a pessoa realmente gosta da sua profissão, mas está insatisfeita por algum motivo: pode ser que esteja atuando em um ambiente de trabalho incompatível com algum aspecto importante para ela, os valores da empresa podem não combinar com os seus, a área de atuação ser pouco estimulante, ou o cargo não permitir que ela explore as atividades com que mais se identifica. Às vezes, alguns ajustes são possíveis, às vezes, quem está insatisfeito chega realmente a dizer: “Quero mudar de carreira”. Em todos esses casos, seja de ajuste ou de transição, uma Orientação de Carreira especializada pode ajudar para que a realização profissional esteja mais próxima.

Um planejamento de carreira feito junto com um profissional especializado é interessante, pois  diversos aspectos poderão ser avaliados, tanto relacionados às características pessoais (gostos, valores, habilidades, interesses e possibilidades), quanto à profissão, área de interesse e mercado. O desenvolvimento de um projeto de carreira e profissional junto a um orientador competente torna possível entender mais sobre o que o cliente espera do futuro e quais são as mudanças que podem ser promovidas, evita que ele saia ainda mais confuso do que antes ou, pior, frustrado.

É comum que as pessoas que procuram orientação de carreira queiram:

- Desenvolver sua carreira profissional

- Procurar por soluções de problemas que se repetem no emprego

- Planejar e construir os próximos passos da vida profissional

- Rever as experiências que já tiveram e descobrir novas possibilidades

- Trabalhar com algo que tem mais a ver com elas, embora não saibam por onde começar

- Fazer mudança na carreira profissional

- Saber o que fazer após terem sido demitidas

Esses e muitos outros temas são abordados nos serviços oferecidos pela TRID, que vai acompanhar pessoas que desejam desenvolver um projeto profissional, ou seja, organizar os recursos, investimentos e desejos relacionados à carreira da pessoa que busca auxílio.  Dessa forma, a TRID pretende fazer com que uma parte dos problemas e frustrações futuras sejam evitados, mas não sem antes olhar para os desejos e angústias do presente. No fim, é a atenção e cuidado do profissional sério aliado ao desejo de mudança e de busca pela felicidade que pode provocar resultados no dia a dia, na vivência de carreira.

Receba conteúdo exclusivo

 

(11) 9 9961-2333

 

| Alphaville | Berrini | Granja Viana | Higienópolis | Pinheiros | Sumaré | Vila Madalena | Vila Olímpia

São Paulo - SP

 

Empresa registrada no CRP/SP: 06/5671/J