Autoconhecimento, a chave da Orientação Vocacional

 

Decidir qual profissão seguir, se encontrar dentro do que escolheu ou enfrentar diferentes momentos de crise na carreira costumam levar as pessoas à reflexão. Nos últimos anos, acontecimentos nas esferas econômica e política contribuíram para o agravamento da crise no mercado brasileiro, acarretando em dificuldades para profissionais e estudantes. Estes, sofrem tanto com a diminuição de ofertas de trabalho quanto com a imposição de novas regras pelo mercado, de forma abrupta. Além das condições do mercado, as necessidades e interesses de cada um podem e costumam mudar ao longo da vida. Pode ser que, a princípio, ter prazer com a atividade que se executa é suficiente, independentemente do salário que se ganha. Pode ser que em outro momento, diante da vinda de um filho, por exemplo, a remuneração passe a ser mais relevante. Pode ser que trabalhar com crianças tenha feito sentido por muitos anos. Pode ser que hoje não faça mais. Diante dessas e outras mudanças profissionais é comum que pessoas busquem por um serviço de Orientação Vocacional ou Orientação Profissional e de Carreira, como preferimos chamar.

 

Mas o que é Orientação Vocacional e Profissional? Este é um serviço que visa contribuir na construção do projeto profissional de seus participantes. Uma das chaves do processo de Orientação Vocacional e Profissional é desenvolver o autoconhecimento. Ou seja, saber que tipo de coisas buscamos, valores, preferências, quais recursos, conhecimentos, tipos de inteligências e habilidades temos em nosso repertório, assim como dificuldades, dentre tantas outras coisas. Tudo isso pode ser desenvolvido durante um Programa de Orientação Profissional ou, como encontramos algumas vezes nomeado, um Curso de Orientação Vocacional.

 

Se engana quem pensa que a Orientação Vocacional serve apenas para os adolescentes, que estão saindo do colégio e fazendo a escolha do curso universitário e/ou entrando no mercado de trabalho. É muito comum pessoas já estabilizadas em suas profissões, com empregos ou que já começaram a faculdade se perguntarem onde exatamente querem ir ou se estão mesmo no caminho certo para alcançar o que desejam na vida. Isso acontece porque nós mudamos o tempo todo e o mercado também. Mais uma vez o autoconhecimento aparece como uma das chaves para esta questão. Ou seja, de que forma as mudanças no mercado influenciam cada indivíduo e de que forma a mudança de cada indivíduo pode ampliar ou reduzir as perspectivas de atuação no mercado?

 

A Orientação Vocacional conduzida por profissionais de Psicologia tem instrumentos para buscar essas respostas junto com o indivíduo, privilegiando o desenvolvimento desta capacidade de olhar para si e tomar decisões. O profissional que frequentemente lida com os desafios da escolha profissional e com os problemas e características das várias profissões, traz um novo olhar. Também é capaz de contribuir com dados importantes da realidade, ou seja, a Orientação Vocacional possibilita distinguir ocupação de profissão, um curso do dia a dia profissional, afinal muitas vezes imagina-se que algo será de um jeito, mas na prática a atuação é completamente diferente

 

Existem pessoas que mesmo passando por diversas experiências estudantis e profissionais custam a encontrar alguma área que lhes satisfaça. Acabam iniciando e interrompendo diversos cursos universitários ou pulando de emprego em emprego, mas sem saber qual direção da bússola pessoal seguir. Será que a única saída para se encontrar é testar indefinidamente todas as possibilidades do mercado? A Orientação Vocacional vai mostrar que não. Desse modo, muitas vezes existe a frustração e segue a pergunta: será que escolhi a carreira certa?

 

A verdade é que tomamos decisões todos os dias e se arrepender de escolhas que fizemos não irá resolver o presente. Nosso eu do passado acreditava que aquilo era o certo. Somos responsáveis pelo presente e devemos perguntar ao nosso eu de hoje se ele está feliz e satisfeito com o que faz. Se a resposta for não, o melhor a se fazer é dar o primeiro passo. A Orientação Vocacional pode fazer o seu eu do futuro agradecer suas decisões passadas.

 

 


Write a comment

Comments: 0

Receba conteúdo exclusivo

 

(11) 9 5057-9410

 

Alphaville | Berrini | Granja Viana

Higienópolis | Pinheiros | Vila Madalena

São Paulo - SP

 

Empresa registrada no CRP/SP: 06/5671/J